LOGÍSTICA 4.0

Descrição

Este curso visa passar a noção de todos as partes envolvidas na logística, desde o setor de compras, de armazenagem, até a expedição.

Categoria:
Administrativos
Requisitos:
Introdução a informática
Carga horária:
12 horas

Tópicos deste curso

1 Aulas

01 – Conceito E História Da Logística?

Existem duas origens mais conhecidas para o termo e o significado de logística da forma como conhecemos hoje. Ambas estão relacionadas às guerras e à preparação necessária para dar conta desses momentos.
Aula 01 – Conceito E História Da Logística00:00:00
1-CONCEITO DE LOGÍSTICA?

02 – A Logística No Brasil?

A logística apareceu no Brasil nos anos 70. Nessa época o termo “logística” ainda era utilizado para questões de transporte e distribuição.

03 – A Logística E O Setor De Compras?

A compra faz parte da vida das pessoas. Em seu conceito básico e simples, constitui de uma atividade em que se obtém um produto em troca de dinheiro.

04 – Cadeia De Suprimentos?

A cadeia de suprimentos refere-se a uma rede interligada de negócios a qual engloba toda a operação da organização, configurando desde o armazenamento da matéria-prima até a entrega do produto ao consumidor final.

05 – A Logística E O Recebimento De Mercadorias?

Recebimento é a função responsável pela verificação da conformidade dos materiais com suas especificações. Consiste em uma série de operações através das quais a empresa compradora constata que o fornecedor cumpriu as condições estabelecidas na documentação de compra.

06 – A Logística E A Armazenagem / Estoque?

O fundamento da armazenagem é estar provido de espaço para o fluxo de materiais. Na armazenagem e no estoque, a logística tem um papel essencial no planejamento, organização e controle.

07 – A Logística E O Planejamento E Controle De Produção (PCP)?

Para atingir seus objetivos e utilizar da melhor maneira possível seus recursos, a empresa não pode produzir ao acaso, ou seja, deve ser planejado antecipadamente sua produção e, ao mesmo tempo, deve ser feito o controle desta produção.

08 – A Logística E A Movimentação De Materiais?

A movimentação de material deve considerar também o tempo, o espaço e o ser humano, em operações simples ou complexa a qual envolve sistema automatizado. As pessoas fazem parte da movimentação de material, ou seja, a movimentação de material tem três elementos importantes: Homem, máquina/equipamento e material.

09 – Equipamento De Movimentação De Materiais?

Atualmente existe uma enorme variedade de equipamento para movimentar materiais, equipamentos mecânicos, hidráulicos que auxiliam no manuseio de produtos de tamanhos diversos. Esses equipamentos são utilizados conforme a necessidade de cada organização.

10 – Modais De Transporte?

Na preparação para o transporte, os produtos devem ser acondicionados em embalagens adequadas, estas devem atender às condições de uso, atuar na proteção dos produtos envolvidos e servir como instrumentos para o aumento da eficiência na distribuição.

11 – Logística X Canais De Distribuição?

O canal de distribuição faz parte da cadeia logística e seus membros são Fabricantes, Atacadistas/Distribuidores, Varejistas e Consumidor final.

12 – Embalagens Na Distribuição?

A embalagem e o acondicionamento de materiais constituem a base para um sistema integrado de movimentação e armazenagem de materiais. (MOURA, 1998).

13 – Cargas Unitizadas E Suas Funções?

A unitização é a operação de união de mercadorias de peso, tamanho e formato distintos em cargas de volumes únicos, possibilitando uma racionalização do espaço e maior agilidade e segurança em processos de embarque e desembarque.

14 – Conhecimento De Carga?

Carga é a mercadoria que ao ser transportada, paga frete (remuneração do transporte de mercadorias de um ponto a outro). Na identificação das características da carga deve-se observar aspectos como: perecibilidade, fragilidade, periculosidade, dimensões e pesos considerados especiais. (CASTRO, 1999).

15 – Atacadista E Varejista?

Comércio atacadista é direcionado aos lojistas, ou seja, àqueles empreendedores que compram produtos em grande quantidade para revender. Na maioria das vezes o atacadista não faz contato direto com o consumidor final, costuma representar a ligação entre o produtor (ou fabricante) e o varejista.

16 – Expedição De Materiais?

A expedição é a armazenagem que se realiza depois de a mercadoria ser embalada incluindo as seguintes tarefas:  Verificar se o que o cliente pediu está pronto para ser expedido (enviado);  Preparar os documentos da remessa (informação relativa aos artigos embalados, local para onde vão ser enviados);  Peso (para determinar os custos de envio da mercadoria);  Juntar as encomendas por transportadora;  Carregar os caminhões (tarefa muitas vezes realizada pelo transportador).

17 – Logística Reversa?

De acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) a logística reversa distante da logística clássica está conexa ao processo de reutilização de produtos, sendo que esse processo recupera todo o produto de forma sustentável.

18 – Logística 4.0?

Antes de trata a Logística 4.0, é necessário entender o conceito de Indústria 4.0 ou a 4ª Revolução Industrial. A Indústria 4.0 se popularizou nos últimos anos com o objetivo de inserir a completa automação nas fábricas, através de sistemas capacitados para realizar autodiagnósticos, autoconfiguração e auto otimização.

About the instructor

0 (0 classificações)

17 Cursos

3 estudantes

Gratuito

Certifique-se que o seu produto existe e é válido para este curso